Aaah, o Natal! É tempo de curtir a família e os amigos, comer bem, descansar, relaxar e, para quem trabalha no varejo, vender. E vender muito! Por isso mesmo, também é tempo de conteúdo especial por aqui! Pensando em ajudá-lo a aproveitar ao máximo esta data, nas últimas semanas publicamos diversos artigos natalinos.
. Hoje, dando continuidade a essa série, compartilhamos a entrevista concedida pelo especialista em varejo Artur Ximenes.
Quais são os principais erros que os varejistas cometem nas vendas de Natal?
O que é preciso fazer para evitá-los?
Artur Ximenes - Para começar, precisamos entender que o erro faz parte da vida de todas as empresas e empresários, ninguém é infalível, por mais experiência e conhecimento que tenha. Tudo está mudando muito rápido e por isso estamos sujeitos a errar por omissão, desatenção, passividade ou por tentar algo novo. Arriscar é um dos condutores da prosperidade, que anda muito próximo dos erros. O mais importante, portanto, é aprender e evoluir com os nossos erros e, preferencialmente, com os erros dos concorrentes. A verdade, então, é que não existem receitas prontas. Porém, podemos sim, evitar ou minimizar nossos erros.
Partimos do princípio que o mercado está mudando rápido e exigindo maior percepção para assimilar, adaptar e reagir com inteligência e velocidade. Convivemos, atualmente, num mercado em que os clientes:
– Estão mais conectados e falando abertamente sobre suas experiências de compra nas redes sociais.
– Pesquisam cada vez mais antes de comprar.
– Valorizam cada vez mais a praticidade, a agilidade e a facilidade de fazer compras.
– Entendem que o relacionamento não termina depois da compra.
– Esperam que você os eduque e os ensine a comprar melhor.
– São fortemente orientados para valor.
– Provavelmente, sabem mais sobre a concorrência do que você e seus vendedores.
– Compram 24 horas por dia, 7 dias por semana.
– Estão extremamente céticos e intolerantes. –
E o principal personagem do varejo continua sendo a mulher. É ela quem mais escolhe e define a maior parte do que é vendido no varejo.
E o que esse novo cliente quer vivenciar e encontrar na sua loja?
– Uma equipe de atendentes/vendedores atenciosos, preparados e motivados.
– Mix de produtos atualizado.
– Loja com atmosfera de festa de Natal.
– Loja com boa disposição dos produtos.
– Serviço de caixa rápido.
– Bom ou amplo espaço para circulação.
– Boa climatização.
– Bons provadores.
– Boa sinalização dos setores.
– Faixada e vitrines atrativas.
– Espaço para descanso.
– Boa música ambiente
. – Alternativas de pagamento.
– Preços honestos.
– WiFi disponível.
Se não levar isso em conta, você estará cometendo erros. No Natal ou em qualquer outra época do ano!
Não existe uma única receita de sucesso, crie a sua.
E Boas Vendas!!!
Fonte Blog Gazin Varejo