Negócios para a terceira idade têm perspectiva de crescimento Público consumidor em expansão
idosos são 12,7% da população brasileira
Fecomercio SP seleciona dicas para conquistar esse mercado
Porcentual de idosos no Estado de São Paulo chega a 13,6% da população (Arte/TUTU) Empresários que procuram um mercado em crescimento no Brasil devem olhar para a terceira idade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há, aproximadamente, 26 milhões de pessoas com mais de 60 anos no País, o que representa 12,7% da população brasileira. No Estado de São Paulo, o porcentual de idosos é ainda maior, 13,6% da população, equivalendo a mais de 6 milhões de pessoas. A perspectiva desse mercado é de crescimento. Basta ver que, em 2000, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de 69,8 anos, passando para 75,7 anos em 2016. Em São Paulo, a expectativa, nesse mesmo período, passou de 71,4 anos para 78,1 anos. As oportunidades empresariais no mercado voltado à terceira idade são variadas.
Produtos e serviços tecnológicos podem ser um grande diferencial, uma vez que contribuem para melhorar as atividades diárias dos idosos, como celulares com dígitos maiores, porta-remédio que avisa o horário de tomar o medicamento e fechaduras que respondem à impressão digital. Na área de lazer, destacam-se pacotes turísticos que aproveitam a baixa temporada, já que muitos preferem evitar lugares agitados, e planos de academia exclusivos para a terceira idade. No segmento de ensino, são atrativos cursos livres e faculdades para essa geração que deseja estar constantemente se atualizando. Já a área de saúde pode ofertar serviços de home care, que são cuidadores de idosos em casa, e cartões com descontos em farmácias e drogarias. De qualquer maneira, o empreendedor deve se atentar para algumas características particulares no atendimento a esse público. Confira dicas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) para oferecer um atendimento de qualidade aos consumidores da terceira idade
Acessibilidade
Os clientes da terceira idade necessitam de acessibilidade no estabelecimento, como vagas preferenciais, rampas de acesso, corredores largos e bem iluminados, preços bem posicionados e ajudantes para levar as compras até o carro.
Equipe de vendas
A equipe de vendas deve ser treinada para um atendimento direcionado. O funcionário deve estar atento à formação de filas nos caixas, evitando que os clientes fiquem em pé por um longo período, o que desestimula a efetivação das compras. Inclusão Cada vez mais o público da terceira idade têm acesso às novas tecnologias e está habituado a lidar com dispositivos eletrônicos, celulares e internet. Porém, é preciso ter atenção com aqueles que ainda têm dificuldades em acessar esses canais de atendimento, oferecendo informação inclusiva, ensinando sobre as facilidades que a tecnologia pode oferecer na realização de compras.
Atendimento
O empresário deve oferecer um atendimento especial, pois são consumidores que, na maioria das vezes, costumam procurar com calma seus produtos e levam em consideração as opiniões de pessoas conhecidas na hora de procurar um estabelecimento. Além disso, estar sempre atento às reclamações e sugestões de seus clientes. Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Fonte: FECOMÉRCIO SP